Sobre este blog

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Designer Cristina Pessoa abre joalheria em Brasília

Cristina Pessoa ganhou fama internacional com as joalherias de temporada, abertas por ela nos verões de Trancoso, na Bahia. Suas peças de design limpo e delicado conquistaram celebridades e fashionistas. Depois de circular pelo mundo, escolheu Brasília, a cidade onde nasceu para abrir sua primeira loja no país.
Cristina Pessoa
Ela inaugurou ontem, no bairro do Lago Sul, um espaço que complementa sua visão do design de joia, despojado, mas sofisticado. As coleções do acervo de suas joias autorais passeiam entre o vintage e o contemporâneo, fortemente inspiradas pelo universo e formação da designer, as artes plásticas. Entre os destaques, a coleção-cápsula em ouro 18k ((amarelo e branco e também com brilhantes) que homenagea Brasília, inspirada nas linhas e curvas modernistas de Oscar Niemeyer.
Sua clientela famosa, colecionou a partir de 2010, quando escolheu o balneário de Trancoso como refúgio e endereço para expor as suas criações. O pingente em ouro ou prata que desenha a Igreja de São João Batista, conhecida como “Igrejinha do Quadrado”, se transformou em objeto de desejo entre os visitantes da praia no Sul da Bahia. Donata Meirelles, Bebel Gilberto, Fernanda Lima, Lenny Niemeyer, Evangelista Seiler, Angélica, Bianca Brandolini, Viviana Volpicella, Wilbert Das (Uxua Casa Hotel e ex-diretor critivo da Diesel) e o jogador de futebol argentino Sorin, estão na sua lista de de clientes.
Igrejinha do Quadrado, peça-talismã

Na coleção Brasília se destaca um pingente que reproduz as formas da primeira igreja construída em Brasília com assinatura de Niemeyer: a igreja Nossa Senhora de Fátima, a "Igrejinha", erguida  em 1958 na Entrequadras 307/308 Sul.
Pingente da Igrejinha de Brasília
A versão brasiliense da Igrejinha do Quadrado, a peça-talismã da designer, ganhou dois tamanhos em ouro rosa, branco e amarelo (também cravejados de brilhantes) e em prata. As outras coleções são: Vintage Memories, Geo, Vênus, Infinito, Noir e Trancoso, que exploram a riqueza e o colorido das pedras brasileiras e as formas da arquitetura e da escultura.
Cristina Pessoa

Cristina Pessoa entrou no universo da joalheria através do mundo da arte, resgatou a herança familiar no métier dos diamantes para criar sua marca homônima de joias contemporâneas. Nascida e criada na Brasília modernista de Oscar Niemeyer, dos 17 anos que passou no exterior, a maior parte foi dedicada à construção de um currículo de artes plásticas em prestigiosas escolas européias e morando em Los Angeles, Havaí, Salamanca, Florença e Barcelona. 

Ela imprime a composição cromática apreendida no estudo da pintura em suas peças, construídas em diferentes tons de ouro, amarelo, rosé, branco e negro, em harmonia com um colorismo delicado das pedras brasileiras, o uso do diamante, rubi, esmeralda e a variada gama de cores da safira.

As coleções, por Cristina Pessoa

Coleção Brasília

A mais recente coleção da designer, nasce das linhas modernistas de Oscar Niemeyer. Uma homenagem à sua cidade natal. Com ponto de partida através de uma lúdica paleta de cores, a coleção retrata o imenso céu de Brasília como uma pintura, que vai sendo invadida pelas linhas modernas de Niemeyer.  Ouro 18k e brilhantes traduzem a atmosfera moderna e simplista mas extremamente luxuosa da capital do Brasil. Uma cidade que traduz em seu urbanismo conceitos concretos de arte contemporânea. Nas pedras brasileiras, o colorido da cidade. Uma coleção forte de peças emblemáticas que a partir do know how da designer, refletem tradição aliada a modernidade.  

Coleção Vintage Memories

Uma viagem inspirada pelas jóias de família. A joalheria clássica è traduzida para o universo atual. Uma linguagem que transita entre o clássico e moderno traduzida em linhas puras e simplistas. Joias herdadas de família inspiraram a criação da coleção Vintage Memories, que revela criações em ouro 18k com pedras brasileiras e toques de rubi, safira e diamante, reforçando o diálogo entre o desenho contemporâneo e elementos de perfume vintage.

Coleção Geo

Fundamentos da escultura e a fusão da linguagem da joalheria clássica com a moderna para uma coleção de linhas retas, formas geométricas e possibilidades da composição. O domínio pelo desenho técnico e as questões de forma tamanho e posição relativa de figuras originou a criação da coleção Geo.

Coleção Vênus

A partir da clássica pintura “Vênus” do artista italiano Boticelli, a designer dá vida a coleção  que leva o mesmo nome da obra. Toda em ouro e pérolas, a criação da linhas por onde nascem as joias, partem de uma viagem aspiracional a história do nascimento da Vênus, retratada na obra de arte. No nascimento da Deusa clássica Vênus, esta emerge das águas em uma concha  sendo empurrada para a margen por Zafero, o vento oeste, símbolos das paixões espirituais, e recebendo de uma Hora, (as Horas eram as Deusas das estações), um manto bordado de flores. A concha como elemento central da coleção, vem cheia de simbolismos. O elemento simboliza fecundidade, nascimento e criação. Também simboliza prosperidade e renovação. Prosperidade e sorte.

Coleção Infinito 

Simplicidade e elegância. O Círculo signo da aliança e do infinito.

Coleção Noir

Morfeu tem habilidade de assumir qualquer forma humana e aparecer nos sonhos das pessoas como se fosse a pessoa amada por aquele determinado indivíduo. Na obra Metamorfose de Ovidio, Morfeu aparece vivendo numa cama feita de ébano numa escura caverna decorada com flores.  Esta explicação na obra foi ponto de partida  para a coleção Noir, composta de  tonalidades escuras da noite e elementos de sedução.O mistério da noite, a sedução e os passeios noturnos  por Paris inspiraram a criação da coleção Noir. Uma coleção que fala através de linhas e cores de mistérios e descobertas.

Coleção Trancoso

Coleção icônica da designer. As formas lúdicas das peças desenhadas à mão remetem à simplicidade cool do balneário baiano, que marcou o retorno da designer ao Brasil e o início da marca. Nela, encontram-se os anéis de coração e os pingentes de construções, características locais, com suas casinhas e a Igreja do Quadrado.

Fotos: Rafael Lobo e Cesar Rebouças

Cristina Pessoa Fine Jewellery
SHIS QI 9/11, bloco L loja 3
De segunda-feira a sábado, das 10h às 19h
61 3797-9075 / 3797-9074
info@cristinapessoa.com