Sobre este blog

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Alta gastronomia: parceria entre Culinary Arts Academy e IESB

O renomado instituto suíço Culinary Arts Academy Switzerland, do Swiss Education Group, fechou parceria com o IESB. O SEG reúne uma rede de educação em hotelaria respeitada em todo o mundo, o que pode ser avaliado pelo convênio com o Hotel Ritz Paris, e abre oportunidade de especialização aos alunos da instituição brasiliense, com condições especiais, nos campi de Lucerne e Le Bouveret.
César Ritz Colleges, Campus Le Bouveret
Esta noite, 29 de setembro, assinam o convênio a reitora Eda Coutinho e o cordenador de Gastronomia, Sebatian Parasole, com o chef Patrice Bressound do SEG e presença do embaixador da Suíça, André Regli. O acordo dá exclusividade ao IESB no Centro-Oeste e permitirá aos alunos de Gastronomia de Brasília complementar os estudos na Culinary Arts Academy (CAA), especializada em Culinária, Confeitaria e Chocolataria.

O coquetel está sendo preparado pelos alunos do IESB, com cardápio típicamente brasileiro, e após a cerimônia todos poderão assistir a uma aula demonstrativa com o chef executivo da Culinary Arts Academy e instrutor chef da Escola Internacional César Ritz, Patrice Bressoud, que ensinará algumas receitas clássicas francesas.

Para receber os convidados, um coquetel com cardápio tipicamente nacional. Dadinhos de tapioca com geleia de pimenta; coxinha de rabada com mousse de agrião e filé de pirarucu ao molho de tucupi com cuscuz de farinha de Uarini. De sobremesa, cocada cremosa com crocante de coco. O café, bem brasileiro, também tem adaptações nos acompanhamentos como biscoitinhos de nata, peta, brigadeiros de chocolate amargo e creme de queijo minas com goiabada casão e praliné de castanha do Brasil.

Foco na cozinha europeia

Pelo acordo, o estudante brasileiro tem 10% de desconto no valor total do curso, que só pode ser iniciado após a conclusão da graduação. Além disso, também ficou acertado que duas vezes ao ano um chefe do CAA virá à capital federal para ministrar uma aula para os discentes do IESB.
César Ritz Colleges, Campus Lucerne
Com campus no centro de Lucerne e em Le Bouveret, a CAA se orgulha de estar localizada no coração da Europa, rodeada pelas tradições culinárias da Itália e da França. Assim o programa está direcionado para desenvolver no aluno o apreço pelas filosofias e habilidades da cozinha clássica desses países e apresentar-lhe as tendências contemporâneas.
 Chefs-instrutores em Lucerne: Urs Frey, Patrick Diethelm e Urs Meichtry
Le Bouveret: Cortland Warren, Patrice Bresson, Roland Duval, Urs Schneiter e Alain Müller
A Culinary Arts Academy combina habilidades práticas de cozinha com aulas de gerenciamento moderno, oferecendo a seus alunos as ferramentas para administrar um restaurante ou uma equipe de cozinha. A experiência prática inclui estágios remunerados em alguns dos melhores restaurantes com estrelas Michelin e hotéis de quatro e cinco estrelas na Suíça. 

Patrice Bressoud
    
Formado pela escola suíça Boucherie Francheboud, Patrice Bressoud conta com passagens por alguns dos principais restaurantes do mundo. O profissional foi chef de partida no tradicional Grand Hôtel du Parc, na Suíça; e comandou, entre outras, a cozinha do restaurante Le Coal Post, no Caribe, e do Café Restaurant des Chasseurs, em sua terra natal. Desde 2011, Bressoud atua como chef executivo e instrutor da International School César Ritz, uma das mais importantes escolas de gastronomia do mundo.

Fotos: reprodução