Sobre este blog

sábado, 29 de agosto de 2015

CRU – Comida, Transformação e Arte

O alimento é o foco do evento multidisciplinar atualmente em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília, que une artistas de várias áreas e chefs renomados com perfis diversos em performances inéditas. 
Unidos na produção coletiva de sorvete e música: Zamora, no alto, Hosói e Ana Luiza
Neste sábado, dia 29, o artista mexicano Hector Zamora, um grupo de percussão com 48 pessoas, comandado por André Hosoi, integrante do Barbatuques, e a chef-pesquisadora Ana Luiza Trajano realizarão a produção coletiva e musical de sorvetes de frutas brasileiras. Ao final, o público vai degustar os sorvetes artesanais. A chef Ana Luiza Trajano, proprietária do restaurante Brasil a Gosto, instalado nos Jardins, em São Paulo, onde divulga a culinária brasileira com roupagem contemporânea.

Food trucks

Nos fins de semana, em uma área para piquenique, food trucks oferecerão gastronomia para todos os gostos. Neste sábado, serão dez: Bristrô itinerante (risotos e sanduíches com carnes importadas); Surf on the trucks ribs (sanduíches com carnes uruguaias); Fresh (sanduíches leves); Morceguinho (burguer vegetariano e tradicionais, com carnes especiais); Andale Tacos (comida mexicana); Ariga Truck (temakis); Operação Pizza (massas); Sucopira (sucos artesanais, sem corantes e conservantes); Vai bem (picolés de frutas e sementes brasileiras) e Açaí Mania (produtos a base da fruta originária da região Norte. 

Para entender o projeto:

Fotografia, pintura, escultura, instalação, performances e vídeos de artistas de diversas nacionalidades, com curadoria de Marcello Dantas, ocupam os espaços do CCBB Brasília até 12 de outubro provocando um diálogo entre arte e gastronomia.

“Essa é uma questão que diz respeito a todos. A grande motivação da criação é alimentar o outro, seja por meio da energia para criar como artista, seja para existir como pessoa”, sintetiza o curador Marcello Dantas, que idealizou o evento ao constatar a presença crescente dos alimentos como elemento simbólico, metafórico ou plástico nas exposições mundo afora. Ou seja, uma comida que não alimenta apenas o corpo, mas também os olhos, a mente e o espírito. O título do evento é, segundo ele, uma forma de enfatizar o uso dos alimentos como matéria-prima (“raw material” em inglês, ou, literalmente, “matéria crua”) da criação artística. Como costuma ocorrer nas curadorias concebidas por Dantas, a exposição se organiza em torno de trabalhos com forte apelo conceitual e visual, mapeados em diversas partes do mundo e que permitem conhecer mais de perto produções internacionais ainda não familiares ao público brasileiro. Lara Pinheiro e Rodrigo Villela são os curadores adjuntos da mostra.

Os artistas

Ayrson Heráclito (Brasil, 1975); Mark Dion (EUA, 1961); Damián Ortega (México, 1967); Michel Blazy (França, 1966); Dana Sherwood (EUA, 1977); Philip Ross (EUA, 1966); Daniel Spoerri (Romênia, 1930); Pierre Fonseca (Brasil, 1981); Fernanda Rappa (Brasil, 1981); Rivane Neuenschwander (Brasil, 1967); Gabriel Rodriguez Pellecer (Guatemala, 1984); Rochelle Costi (Brasil, 1961); Gabriel Sierra (Colômbia, 1975); Ryan Gander (Inglaterra, 1976); Greta Alfaro Yanguas (Espanha, 1977); Sigalit Landau (Jerusalém, 1969); João Maria Gusmão e Pedro Paiva (Portugal, 1979 e 1977); Sonja Alhaüser (Alemanha, 1969); Hans Op de Beeck (Bélgica, 1969); Sophie Calle (França, 1953); Thomas Rentmeister (Alemanha, 1964); Zhang Huan (China , 1965). 

Exposição
CRU: comida, transformação e arte
CCBB Brasília
Até 12 de outubro de 2015

Eventos

29/08/2015
Performance
Héctor Zamora (México) | Percussão Batuques | Chef Ana Luiza Trajano 
RE vira VOLTA (Performance, 2015)
Horários: 11h, 14h30 e 17h30
Local: Pavilhão de vidro do CCBB
30/08/2015
Palestra 
Comida para pensar, com Ana Luiza Trajano
Horário: 11 horas
Local: Teatro do CCBB

3/10/2015
Rirkrit Tiravanija (Argentina/Tailândia) | Pâtissier Pierre Hermé (França) | Kreëmart (coletivo de artistas e confeiteiros - EUA)
Pessoas passarão o dia cozinhando dentro de uma grande caixa de vidro e quem se aproximar de uma das várias aberturas na estrutura, receberá um alimento sem saber do que se trata - ritual de confiança - pela tradição dos happenings do Kreëmart, deve ser uma sobremesa e, a julgar pela participação do top Hermé, deliciosa - ou não?

12/10/2015
Chef Neka Menna Barreto e Jorge Menna Barreto (Neka Gastronomia) com o artista plástico Fernando Limberger (Brasil) prepararão um “banquete pré-Brasil”, utilizando apenas insumos autóctones, que eram comidos pelas populações que viviam no país antes da chegada de Cabral.

Fotos: divulgação