Sobre este blog

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Eataly abre em São Paulo com 8 restaurantes e 7 mil itens de gastronomia

O esperado Eataly, maior mercado de gastronomia e produtos italianos do mundo, vai abrir finalmente em São Paulo, nesta terça-feira, dia 19 de maio, no número 1.489 da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek.

 Será a primeira unidade na América Latina.


Depois de alguns anos de namoro com o mercado paulistano, os sócios italianos e americanos fecharam parceria com o Grupo St Marche para instalação de um espaço de 4,5 mil metros quadrados recheados de delícias, distribuídas por três pisos, onde além de alimentos e bebidas, produtos de cozinha e livros, o cliente terá sete restaurantes temáticos.

Mozzarella preparada na hora
Delícias do Brace Bar
Chocolateria Di Venchi
Além de produtos industrializados, os in natura estarão disponíveis

O empreendimento foi possível pela parceria entre o Eataly Itália (do fundador, Oscar Farinetti, e do sócio Luca Baffigo), os americanos do B&B Hospitality Group (dos chefs Mario Batali, Joe e Lidia Bastianich), os irmãos Adam e Alex Saper (que viabilizaram a parceria para o primeiro Eataly nos EUA e depois Japão) e o Grupo brasileiro St Marche (que opera o Empório Santa Maria e 18 unidades do St Marche Supermercados).



Os sócios: Nicola Farinetti, Adam Saper, Bernardo Ouro Preto, Alex Saper, Oscar Farinetti, Mario Batalli, Lidia Bastianich e Victor Leal

A loja de São Paulo, assim como as outras 28 (15 na Itália, 9 no Japão, 2 nos Estados Unidos, 1 em Dubai, 1 em Istambul), foi inspirada no primeiro Eataly, fundado por Farinetti em Turim, na Itália, em 2007, com ênfase em valores como sustentabilidade e compartilhamento, motivo pelo qual, além de produtos italianos, oferece também produtos artesanais locais.


O mercado é dividido em 22 departamentos, com um total de 7 mil produtos comercializados, que incluem padaria, hortifrúti, açougue, peixaria, rotisseria, pasta fresca, uma fábrica de mozzarella (parada obrigatória), queijos, carnes curadas, laticínios (ênfase nos queijos), como doces, geleias, conservas, azeites, molhos, temperos, condimentos, massas, arroz, bebidas não alcoólicas, vinhos, cervejas, destilados, livraria e bazar.

 Laboratório de pasta
 Na padaria é possível comprar a farinha especial e o produto final
Acompanhar o trabalho dos padeiros também é um programa enquanto se prova o pão quentinho

Além de manter cinco laboratórios de produção artesanal - confeitaria, pães, pasta, cerveja e mozzarella fresca - o Eataly "cozinha tudo o que vende e vende tudo o que cozinha", o que significa que quase todos os ingredientes usados nos restaurantes podem ser encontrados no mercado. 

E tem como filosofia manter a qualidade dos produtos e a conexão ente produtores e distribuidores finais.

 Os cortes (abaixo) na La Macheleria são servidos no restaurante La Carne

O Eataly tem sete restaurantes temáticos - Il Crudo, Le Verdure, La Piazza, La Carne, Il Pesce, La Pasta e La Pizza - e um restaurante com bar, o Brace Bar e Griglia. Mas há vários outros pontos para degustação, como La Pasticceria di Luca Montersino; a chocolateria Il Cioccolato Venchi; um bar de sucos de frutas preparados na hora - o Bar della Frutta; a sorveteria Il Gelato di Venchi; as cafeterias Lavazza e Vergnano e um balcão de Nutella.



Brace Bar e Griglia
 A peixaria (acima) e o balcão do restaurante Il Pesce (abaixo)

Gelateria Di Venchi
Como nas outras unidades, São Paulo terá uma escola de culinária. La Scuola terá 18 lugares e oferecerá aulas, degustações, cursos e encontros com produtores. O local estará disponível também para eventos privados. 


Sucos preparados na hora no Bar della Fruta
Salumi i Formaggi
Sobre o Eataly



A proposta do Eataly é oferecer alimentos alimentos italianos de qualidade em um lugar onde se pode comer, comprar e aprender.
 Desde 2004 O conceito do Eataly foi criado em 2004 e, depois de 3 anos de pesquisa e planejamento, o Eataly abriu sua primeira loja em Turim, na Itália em janeiro de 2007.

 Com ações de empresas de alimentos e bebidas de alta qualidade, o Eataly hoje é proprietário ou parceiro de mais de 19 empresas que produzem ou distribuem alimentos italianos, incluindo: água, bebidas não alcoólicas, vinhos, carnes frescas, carnes curadas, queijos, massas, doces. A empresa também tem uma agência voltada ao turismo gastronômico.

Dessa forma o Eataly está envolvido em 44 projetos comerciais e de produção ao redor do mundo, empregando aproximadamente 4 mil pessoas com um resultado de cerca de 400 milhões de euros por ano.

 Nos próximos três anos, o Eataly planeja abrir duas lojas na Itália, uma em Verona outra em Trieste, uma loja em Munique, uma em Londres, uma em Paris, uma em Moscou, uma em Seul e outras cinco nas Américas: Nova York II, Los Angeles, Filadélfia, Boston e Toronto.



Fotos: Gladstone Campos (Cortesia Eataly/Suporte)

Eataly São Paulo
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1.489 - São Paulo

+55 (11) 3279-3300