Sobre este blog

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Nem luxo nem simples, mas seguramente extravagante

A febre de empreendimentos temáticos chegou aos restaurantes em 2007, na Alemanha, inspirada nas montanhas russas. E em novembro Abu Dhabi, ganhou a mais nova unidade dos Roller Coaster Restaurants, no badalado shoppping Yas Mall, em Yas Island - onde está o famoso parque indoors Ferrari World e o circuito de Formula 1 "Yas Marina". O próximo destino é Sochi, na Russia, sede dos últimos Jogos Olímpicos de Inverno.


A empreitada estravagante nos Emirados Árabes, o primeiro na região onde passa a se chamar Rogo's - the roller coster restaurant, tem capacidade para 360 pessoas e como principal atração uma espiral em forma de tornado com 12 m de altura por onde deslizam os pratos e bebidas.



Chegar a um dos ninhos do luxo do planeta não significa resultar numa experiência luxuosa, mas seguramente altamente elaborada, projetada por equipamentos state of the art, capazes de criar caminhos por trilhos cada vez mais intrincados, com loops e espirais incríveis. Comida e bebida descem de uma cozinha aberta, instalada no alto desse complexo, acomodadas em aparatos especiais de transporte, dirigidos pela força da gravidade.



Muito apropriado no Europa-Park, onde está localizada uma das quatro unidades alemãs (as outras estão em Nuremberg, Hamburgo e Dresden), o restaurante oferece uma aventura de parque de diversões, mas nada sofisticada como experiência gastronômica, com a impessoalidade do serviço (o cliente escolhe seu pedido em um menu digital, com fotos dos pratos). Impossível negar entretanto o impacto do decor high tech.



Inicialmente instalados em bairros simples, em áreas de baixo custo (Nuremberg e Hamburgo), em Dresden está na charmosa Old Town e foi se sofisticando em termos de localização. Atualmente, a HeineMack® GmbH, inventora do projeto e detentora da patente, procura localizações excepcionais em shoppings, parques temáticos e edificações com pé direito de altura extraordinária, em terrenos valorizados nas cidades - e parceiros para as franchisings.  

O vídeo abaixo dá uma ideia da operação nos restaurantes Roller Coaster. A trilha sonora é um pouco irritante na minha opinião, mas silenciar o som soluciona isso facilmente e o vídeo realizado em uma unidade alemã dá ideia da experiência:



www.rollercoasterrestaurant.com

Fotos: HeineMack® GmbH