Sobre este blog

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Design orgânico

Ainda é tempo de falar no reconhecimento da genialidade do designer Roque Frizzo ao conceber a Mesa Mangue, peça ímpar inspirada na vegetação de um dos ecosistemas mais importantes do planeta - o manguezal. O móvel criado por Frizzo para a Saccaro recebeu o W' Award, do Instituto de Arte e Cultura de São Paulo.

Roque Frizzo e o design premiado
A premiação ocorreu em novembro, na FAAP, após a escolha dos melhores trabalhos de arquitetura e design, com curadoria do professor Auresnede Pires e participação da jornalista Adélia Borges, do designer Jéthero Cardoso de Miranda, da designer Miriam Lerner, da arquiteta Myrna de Arruda Nascimento e do arquiteto Marcelo Aflalo.

Na base, leveza e solidez das raízes do mangue
No topo, o detalhe sutil do caminhar dos caranguejos
A mesa de jantar Mangue tem um quê de poesia. Inspirada nos manguezais do litoral brasileiro, onde o mar encontra os rios, faz, em sua base, referência às raízes aéreas das árvores típicas desse bioma, especialmente o mangue vermelho, cujas raízes profundas seguram as árvores no solo lodoso e auxiliam na troca de oxigênio nesse ambiente. A trama formada pelas raízes dessa vegetação, representada nos pés da mesa de Frizzo, oferecem também proteção para que inúmeras espécies se reproduzam e se desenvolvam. No tampo laminado, o designer criou detalhes delicados, produzidos a laser, que representam o caminhar dos caranguejos. O móvel é uma homenagem e um alerta à necessidade de proteção desse ecosistema que é responsável por mais de 95% do alimento que o homem captura do mar.

Mangue Barra de São João na Região dos Lagos, litoral do Rio de Janeiro
Destacado por investir no móvel de design assinado, João Saccaro, diretor da empresa, considera que o prêmio “abre novos caminhos para sermos reconhecidos como produtores de design". E a comemoração do próximo ano é mais do que oportuna, pois são 30 anos de investimento no design nacional”, explica o diretor João Saccaro.

Saccaro - Brasília
Shopping CasaPark
Fone: 61 3234 1217
www.saccaro.com.br

Fotos:
Roque Frizzo - Gabriel Chiarastelli