Sobre este blog

terça-feira, 10 de junho de 2014

Renda-se: o luxo do hand made brasileiro

A quarta edição da Feira de Artesanato, Bordados e Renda – Renda-se abre nesta quarta-feira, dia 11, para convidados, com show de Luiza Possi. De 12 a 15 de junho a mostra estará aberta ao público no Pontão do Lago Sul, com vila gastronômica e trabalhos artesanais que vão do singelo ao extremo luxo. 

  A renda artesanal brasileira tem presença marcante na Feira

Idealizado pela empresária Stella Guerra e organizado pelo Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (IECAP), entidade não governamental, o evento tem entrada gratuita e aposta este ano na presença de turistas do Brasil e de outros países para divulgar o artesanato e a gastronomia brasileira. Na vila gastronômica, coordenada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel–DF), será possível degustar pratos da nossa cozinha regional. 

Acessibilidade e inclusão social

Os produtores da Feira tiveram atenção especial com aqueles que precisam de recursos específicos: há espaço reservado para cadeirantes no show de Luiza Possi, assim como na Vila Gastronômica. As atrações do dia serão anunciadas também na língua brasileira de sinais (Libras).

No sábado, 14, o desfile "Renda-se com Amor" vai exibir criações de alunos do Fashion Campus, com participação de portadores de necessidades especiais; cadeirantes e portadores de Síndrome de Down abrem o desfile com camisetas do Fashion Inclusivo, que conta também com a jogadora de tênis paralímpica Aline Cabral.

Além dos 29 estandes com venda de trabalhos artesanais produzidos por nomes como Matizes Dumont, comandada pelas Irmãs Dumont; Grupo Concretamente Brasília; Instituto Maria do Barro: Candangas; As 3 Baianinhas; D'Ouro Preto Bordados; Bordadeiras de Taguatinga; Flor do Cerrado; Anjos da Estrutural; Vera Dantas Bordados; Renda de Agulha; Josirene Medeiros; Monica Herkenhoff; D. Núbia (bonequeira); Vania Gavião; Timbaúba dos Batistas e Tião Piauí, haverá uma ala de exposição com trabalhos que tem o selo Top 100 de Artesanato Sebrae e peças que pertencem a coleções particulares. A mostra, que tem curadoria da jornalista e consultora de moda e estilo Cristina Franco, reúne mais de 300 peças representativas da história da arte popular brasileira.

Programação IV Feira de Artesanato, Bordados e Renda – Renda-se
Pontão do Lago Sul

 Luiza Pozzi faz o show de abertura da mostra

11/06 – Quarta-Feira (para convidados)
19h  Solenidade de Abertura
20h  Show musical com Luiza Pozzi; Exposição de Artesanato; II Vila Gastronômica; Mostra de Carros Antigos - Veteran Car

12 a 15/06 –  10h às 22h - Funcionamento da Feira para o público 
Duas vezes ao dia (pela manhã e à tarde),  no Espaço Saber Fazer, mestres artesãos mostram sua arte ao vivo

13/06 – Sexta-Feira

10h às 22h - Funcionamento da Feira para o público
14h - No Espaço do Conhecimento, palestra do SEBRAE sobre "Legislação Aplicada ao Micro Empreendedor Individual Artesão"
15h - No Espaço do Conhecimento, palestra "Empreendedorismo, geração de renda e sustentabilidade para os pequenos negócios através da arte e da cultura"

14/06 – Sábado

15h30  -  No Espaço do Conhecimento, mesa redonda "Moda em Gerações", com Vitoria Junqueira, Heloisa Hargreaves, Luiza Peleja.  Moderador: Fernando Lackman (jornalista).

17h30 - Desfile de Moda do Fashion Campus, com participação de cadeirantes com looks customizados com  renda e bordado 

Entrada franca