Sobre este blog

sábado, 26 de janeiro de 2013

Acio é Restaurante Revelação 2012 no Madrid Fusión


Um jurado com mais de 40 representantes da imprensa especializada da Espanha elegeu Acio,  um restaurante em ascensão localizado em Santiago de Compostela, o Restaurante Revelação nesta edição do Madrid Fusion. Quem comanda as panelas é o galego Iago Castrillón, discipulo de Ricard Camarena, chef proprietário do premiado restaurante que leva seu nome. Contou para a escolha da casa o fato de Castrillón escolher diariamente os ingredientes da região para elaborar os pratos, que foram elogiados pela "sensibilidade e notável formação técnica".

Apuro técnico e escolha dos produtos da estação destacaram Iago Castrillón 

Este ano foram premiados também o segundo e o terceiro lugar. Abadia Retuerta, em Valladolid, ficou em segundo, comandado por Pablo Montero, e o terceiro posto coube ao Apicius, do chef Enrique Medina, entre os melhores restaurantes da Espanha. 


Iago Castrillón, com 33 anos, trabalhou em Londres e na Espanha e cria uma culinária que une tradição e modernidade, seguindo as mudanças de estação para garantir o auge de frescor e sabor de seus ingredientes. 

Acio
Rúa das Galeras, 28, 15705 Santiago de Compostela, A Coruña, Espanha
Telefone:+34 981 57 70 03

Fotos: reprodução

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Beijo roubado de Cartier


Finalmente chega a Brasília a feminina fragrância Baiser Volé (Beijo Roubado), de Cartier. Lançado em 2011 na Europa e Estados Unidos, o perfume é definido por seus criadores como essencialmente feminino e romântico: floral, fresco, leve e sofisticado, tem como base o lírio. 

Baiser Volé na versão Eau de Toilette

A perfumaria Lord está apresentando Baiser Volé e o masculino Déclaration D'un Soir este fim de semana nas   lojas do ParkShopping, Brasília Shopping e Conjunto Nacional, a partir das 12 h.

O fecho do frasco imita a coroa de um relógio Cartier
  
Déclaration D´un Soir (Declaração de uma Noite) é uma versão apimentada do best seller Déclaration. É apresentado como marcante e impulsivo. Feito para a noite, possui toque de pimenta, madeiras de sândalo, rosa, noz-moscada e cominho.

As duas fragrâncias são assinadas por Mathilde Laurent, "nariz" de Cartier desde 2009. Sobre o Déclaration, ela revelou que a criou para fazer o coração bater mais rápido e levar o homem a se declarar". Mas o Baiser é o oposto: super delicado e floral, não tem semelhança com outro "beijo" da Casa Cartier - Le Baiser du Dragon, criado por Alberto Morillas em 2003, que tem notas florais e cítricas, mas o coração do perfume são cedro e musgo, com notas de base de vetiver e patchouli. Amêndoa amarga, laranja e gardenia dão equilíbrio à composição que resulta em um perfume poderoso, exótico e intenso. 

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Gustavo Lins desfila vestido de porcelana de Sèvres em Paris


O estilista mineiro Gustavo Lins mostra nesta terça-feira, dia 22, no Pavillon Wagran, em Paris, sua vigésima coleção, marcada por elementos que sintetizam a filosofia da grife, como os quimonos, as mangas em couro avulsas, as torções em espiral inspiradas na musculatura e as peças boyfriend, como paletós oversize para as meninas. A linha masculina vem com o corpo super tailored e volumes fluidos nas mangas. Em ambas as coleções é evidente a utilização da moulage, em que a peça é cortada diretamente no manequim (ou no corpo), técnica obrigatória no processo criativo desse designer que é o único latinoamericano membro da Câmara Sindical de Alta Costura de Paris. 

Experimentos com porcelana de Sèvre na criação do estilista Gustavo Lins

O maior impacto entretanto deverá ficar por conta do resultado da colaboração do designer com a Manufacture de Sèvres. Juntos, construíram um vestido em porcelana montado como uma escultura. As peças usáveis ganharam detelhes em porcelana, como os pequenos suspiros nas luvas femininas e o nó em porcelana dourada da gravata masculina. Esse diálogo entre a vestimenta e a forma escultural é fruto da formação de arquiteto de Gustavo Lins.

Feminino

O designer gosta de brincar com a dualidade e vai do extremamente feminino ao super masculino para vestir a mulher, sem esconder sua feminilidade. Assim como passa diretamente do estruturado ao fluído: alguns vestidos são construídos com dois quadrados de seda: complexidade e simplicidade ao mesmo tempo, ele informa.

Os vestidos são longos, retos, drapeados e às vezes bordados. Alguns vestidos são construídos em espiral, se enrolando em torno do corpo em um movimento que pretende sugerir o infinito. O drapeado é ponto de destaque na coleção, pois a moulage permite a sensação de que o tecido apenas cai despretenciosamente sobre o corpo, embora o interior da peça revele a montagem engenhosa que resulta em tal naturalidade (sem contar que dá a quem veste uma ajuda em direção ao corpo perfeito). Casacos cavalière são combinados com calças no estilo montaria. 

O auge será o vestido de noiva branco, combinado com luvas de pelica caramelo, bordadas em turquesa, e um tule de seda também turquesa. Outras cores na paleta são o vermelho, o caramelo, o gelo, verde floresta e o azul profundo de Sèvres, que se apresentam também nas estampas abstratas pintadas por Gustavo.

Forma e movimento no Outono-Inverno 2012

Masculino

O homem de Gustavo Lins é requintado. Ganhou drapeados e golas amplas em peças de ombros discretos ou bem estruturados. Para obter o efeito de enroulements sobre o corpo escolheu materiais fluídos ainda que sejam flanelas leves de cashmere ou até mesmo vison. Os casacos têm costuras em linhas espirais ou ovais, sugerindo os músculos do corpo. 

Contra a celulite 

As luva são elementos importantes no desfile. Outra parceria aconteceu aqui. Desta vez com o grupo paulista Invel, detentor da tecnologia MIG3. Gustavo Lins criou para as meninas luvas, corpete e cinta em pelica, forrados com o tecido Invel.

O MIG3 é um composto formado por uma mistura controlada de minerais como alumina, silica e magnésia e substâncias cerâmicas. O tecido desenvolvido pela Invel tem esse componente incorporado, com propósitos terapêuticos: aliviar dores do corpo e combater a celulite. Ao entrar em contato com o calor do corpo, garante o fabricante, o MIG3 começa a irradiar infravermelho longo, estimulando a circulação e, consequentemente, o alívio da dor, melhora do aspecto da pele e da celulite, e sensação de conforto e bem-estar. 

Gustavo Lima

Gustavo descobriu sua verdadeira vocação durante o doutorado em Arquitetura. Depois de um curso técnico em alfaiataria e uma especializaçõa em modelagem, muitos livros sobre o métier e trabalho duro, prestou serviços como modelista para girfes como Jean-Paul Gaultier e Jean-Charles de Castelbajac. Trabalho durante cinco anos com a marca de Kenzo e, em 2003, iniciou sua própria grife. Em 2006 passou a integrar a Chambre Sindicale de Houte Couture como membro convidado.

Fotos: cortesia Gustavo Lins e reprodução



segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Botica e Le Couvent des Minimes no Pão de Açúcar no Lago Sul

Com decor que lembra as antigas boticas, o Pão de Açúcar inaugurou a primeira drogaria em Brasília com esse conceito diferenciado em sua loja do Lago Sul. Além de medicamentos e aparelhos para controle e diagnóstico, a farmácia oferece linhas de cosméticos como Vichy, La Roche Posay e Roc.



L'Occitane

Por falar em Pão de Açúcar, a loja do Lago Sul também oferece um corner da marca Le Couvent des Minimes, da L'Occitane. Essa linha é inspirada no convento em Mane, na Provence, que abriga o primeiro hotel e spa do grupo. Os produtos são vendidos no Brasil exclusivamente na rede de supermercados acomodados em um móvel exclusivo, de madeira, pelo mesmo preço que são encontrados na Europa.


A linha Fleur d'Oranger (na imagem abaixo) é uma das minhas preferidas. O gel de banho faz uma espuma abundante e sedosa enquanto libera o aroma deliciosamente revigorante do óleo essencial da flor de laranjeira. 


Le Couvent des Minimes Hotêl & Spa


Em visita à Provence, vale uma parada no Le Couvent des Minimes Hotêl & Spa para uma experiência de relaxamento e bem estar. Pelo menos duas noites no hotel, que integra a rede Relais & Chateaux, são necessárias para aproveitar os tratamentos de corpo e face - com produtos L'Occitane, é claro! - os banhos com cromoterapia nas banheiras individuais ou na piscina indoor, além da cozinha do chef Jérôme Roy. O ideal é visitar durante o verão, quando o restaurante Le Cloître muda as mesas, cobertas por ombrelloni, para os jardins. 

Fora do clautro: Chef Roy e o terraço do  Le Cloître - quando o clima permite

Bodas em Provence

Como os casamentos no exterior estão em alta, uma opção para um evento em petit comité (capacidade para até 200 pessoas) é a igreja do convento que, reformada, transformou-se em salão para coqueteis e banquetes. O aluguel da Eglise du Couvent custa 2 mil euros (4.586,40 reais na taxa de hoje!!!!). 

Um coquetel de 30 minutos, com open bar, varia de 19 a 35 euros por pessoa, neste caso, com champagne e 5 canapés por pessoa incluídos (a quantidade e a variedade de canapés varia de acordo com a escolha do cliente e têm preço unitário); um menu de três courses custa 45, 60 (inclui fois gras de canard) ou 90 euros. Já ficou mais barato fazer a festa lá do que tentar o mesmo padrão em terras tupiniquins. 

O que pesa mais são os vinhos para o jantar, pois começam em 19 euros por pessoa (uma garrafa serve 3 convivas). Tudo é acompanhado por sucos de frutas, água mineral e refrigerantes, além da taxa de serviço de 19,6%.     

Botica Pão de Açúcar
Horário de funcionamento: 8h à meia-noite
Gilberto Salomão, Lago Sul

Para conhecer os produtos e Le Couvent des Minimes Hotel & Spa:

http://www.lecouventdesminimes.com/
http://www.couventdesminimes-hotelspa.com/
http://www.relaischateaux.com/

Madrid capital da gastronomia celebra cozinha brasileira

A cozinha mineira é tema da 11ª edição do Madrid Fusión, um dos mais importantes eventos de gastronomia do mundo, que acontece entre 21 e 23 de janeiro, nos pavilhões da IFEMA, Feira de Madrid. É a primeira vez que uma região, e não um país, é homenageado no congresso frequentado alguns dos nomes mais importantes da culinária internacional e os ingredientes estrela são o café, o queijo e a cachaça, como ingredientes no preparo dos pratos. 

O evento tem reunido mestres da cozinha como o genial Ferran Adriá, em 2010

"A criatividade continua" foi o tema dado aos chefes do mundo todo para que apresentem inovações e técnicas nas aulas, palestras e degustações. O tema soa a resposta às críticas de que o festival madrilenho vem perdendo força para outros eventos como o San Sebástian Gastronomika, no País Basco, que realiza sua 15ª edição em outubro deste ano.  


Baião-de-dois será servido no Mercado de San Antón

Aproveitando a onda das Copas de futebol, a Embratur, em parceria com a Associação Brasil à Mesa, montou um estande no evento para degustação e exposição de ingredientes típicos brasileiros. Para preparar receitas para degustação e também falar dos ingredientes e sabores da cozinha do Brasil foram escalados os chefs Mônica Rangel, que além da cozinha do restaurante Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, comanda a Associação Brasil à Mesa; César Santos, do Oficina do Sabor, de Olinda, Pernambuco; Flávia Quaresma, que depois da formação no Le Cordon Bleu, de Paris, criou o Carême Bistrô e hoje atua como consultora; Wanderson Medeiros, do Picuí, em Maceió; Danton Rangel, sócio da empresa Super Gourmet, chef do restaurante Emiglia, de São Paulo,  e é apresentador do badalado programa Homens Gourmet, no canal Bem Simples da FOX e Tereza Paim, proprietária dos restaurantes Terreiro Bahia, na Praia do Forte, e Casa de Tereza, em Salvador.

Os chefs da Associaçnao Brasil à Mesa irão se revezar mostrando os pratos nacionais

Os participantes do evento irão provar creme de mandioquinha; doce cremoso de caju com queijo; mexidinho da Paraíba; sopa de palmito fresco com cumaru, maracujá e farofa de castanha de cajú e camarão seco;  telha de beiju com siri e o tradicional bolo de rolo.

Copa das Confederações

Na noite do dia 23, o grupo estará no Mercado San Anton, na capital da Espanha, para apresentar o menu Copa das Confederações, em que cada prato representará uma cidade-sede do evento de futebol que o Brasil sediará este ano: bobó de camarão (Salvador), baião-de-dois (Fortaleza), caldinho de feijão com charque (Recife), filé suíno com farofa de baru (Brasília), angu com ragú de linguiça (Belo Horizonte) e tartelette de castanhas, creme de banana e gelatina de cachaça (Rio de Janeiro). Serão servidos guaraná, cachaça, caipirinha, vinhos brasileiros e café.

Madrid Fusion

Na programação oficial do evento, as aulas-show serão de Alex Atala, do D.O.M., que vai tratar da culinária no Brasil Pré Portugal; de Ivo Faria, do Vecchio Sogno, e Rafael Cardoso, do Atlántico,  que escolheram o tema Tropeiros: a influência de Minas Gerais na cena brasileira; e do grupo Frederico Trindade e Felipe Rameh, do restaurante Trindade, Leonardo Paixão, do Glouton e Pablo Oazen, do Assunta, que vão explorar a Jovem gastronomia mineira.

Gastrofestival e Goal to Brasil

Os eventos paralelos ligados ao Madrid Fusión seguem acontecendo até fevereiro, como os roteiros gastronômicos temáticos por mais de 300 restaurantes madrilenhos, na quarta edição do Gastrofestival: "Rota gulosa”, “Rota do café da Colômbia”, “Aa gastronomia na música” e “Menus by Elle”. O Museu do Prado se uniu ao festival e criou o itinerário didático “Banquetes artísticos”. 

Cocada de forno está no menu do Goal to Brasil

O projeto Goal to Brasil (trocadilho com "go to Brasil - vá para o Brasil), que já visitou Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Paris (França), Lisboa (Portugal), Toronto (Canadá), também vai a Madrid e tem lugar no La Sede COAM, dia 29 de janeiro. A culinária cearense será o foco do evento realizado pela Embratur com curadoria gastronômica da Associação Brasil à Mesa para promover o país e as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. 

Alguns pratos do cardápio são caldinho de feijoada, carne-de-sol com banana e batata-doce, camarão ao leite de coco, cucuz brasileiro e cocada de forno, tudo regado à infalível caipirinha e cachaça envelhecida. Além de Mônica Rangel e Dalton Rangel, participará Ana Campos, do Colher de Pau, de Fortaleza.

@brasil_a_mesa

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Luminária brasileira recebe prêmio Good Design


A luminária vinte2, criada por Fernando Prado para a lumini está entre os produtos agraciados com o prêmio norte-americano Good Design 2012, iniciativa do The Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design em parceria com o European Centre for Architecture, Art, Design and Urban Studies. A peça do designer brasileiro, que foi criada em comemoração aos 90 anos da Semana de Arte Moderna, estabelece um diálogo entre passado e presente na mistura de materiais como o alumínio e a madeira e tem uma charmosa regulagem manual. 

 A versão pendente foi a destacada pelo prêmio de design 

Lançada no ano passado, a vinte2 já havia conquistado, em novembro, o 1º lugar no Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, na categoria iluminação. Para Fernando Prado, o novo título eleva a sete os Good Design que está colecionando.

Fernando Prado e a versão de mesa da luminária que é produzida em várias cores

O prêmio Good Design foi criado em Chicago em 1950 pelos arquitetos Eero Saarinen, Charles e Ray Eames e Adgar Kaufmann Jr. Ele avalia e premia novos produtos desenhados e manufaturados na Europa, Asia, Africa e Américas.  

De origem brasileira, com filial na Alemanha, a lumini tem showroom em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Brasília, com soluções para iluminação de interior, exterior e industrial criadas por uma equipe comandada por Prado.

lumini Brasília
CasaPark
(61) 3048 6800
www.lumini.com.br

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Brasília tem 8ª edição do Restaurant Week

Os clientes dos cartões Mastercard Platinum e Black tem acesso antecipado, desde hoje, ao festival Restaurant Week, que começa para o público em geral na próxima segunda-feira, dia 21, em 73 restaurantes da cidade, com menus especialmente cridos para o evento, com preços diferenciados. Para os clientes VIP da bandeira de cartão de crédito a reserva pode ser feita via concièrge Mastercard ou no próprio restaurante. 

Le Jardin du Golf inovou a invencível fórmula do Romeu e Julieta

Até 3 de fevereiro, último dia do evento, 150 mil pessoas devem provar menus completos com entrada, prato principal e sobremesa a preço promocional - R$ 34,90 no almoço e R$47,90 no jantar. Brasília é, segundo o responsável pelo Restaurant Week no Brasil, Emerson Silveira (que trouxe o evento de Nova York para o Brasil em 2007), o segundo mercado para o evento, entre as 11 capitais em que tem lugar, perdendo apenas para São Paulo. Segundo a organização, na última edição, em julho de 2012, foram vendidos 140 mil menus. 

A beringela é sugestão de entrada do La Tambouille: porcelana fina, talheres de prata e serviço de linho

A nova edição tem adesões importantes como os restaurantes La Tambouille, Le Vin, El Negro e Bottarga. Outras opções interessantes são Barbacoa, Dudu Camargo Bar, Dom Francisco, Avenida Paulista, Villa Tevere, Oliver, Bhumi e Le Jadin du Golf.

Picanha de cordeiro do Barbacoa, que lidera as opções para os amantes da carne

Solidariedade

Como nas edições anteriores o Brasília Restaurant Week sugere aos clientes a doação de R$ 1,00 extra no valor da conta para beneficiar as instituições atendidas pelo evento que, desta vez são o Instituto Ayrton Senna e a APAE. 

Fotos: Daniel Gomes

8ª edição do Brasília Restaurant Week
Data: 21 de janeiro a 03 de fevereiro
Avant Première Mastercard: 14 a 20 de janeiro
Concièrge Mastercard: 0800 725 2025
Valores: R$ 34,90 (almoço) e R$ 47,90 (jantar)
Restaurantes participantes, cardápios e fotos: www.restaurantweek.com.br

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Dança ganha força com patrocínio de O Boticário


O Boticário começa 2013 investindo em um festival internacional no Brasil e apoiando projetos de companhias de dança brasileiras e festivais. A marca promoverá, em parceria com a tradicional produtora Dueto e a XYZ Live, o Festival O Boticário de Dança, com participação de grupos nacionais e internacionais, em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba (Paraná abriga sede da empresa), com data prevista para maio deste ano.

 A companhia Cisne Negro já foi patrocinada por O Boticário

Os grupos mineiros Mímulus e Primeiro Ato; o Festival Internacional Viva Dança e o Festival de Joinville são os primeiros projetos a receber apoio da marca, que optou pela dança como base do seu marketing cultural pela relação direta dessa arte com o corpo, objeto dos produtos da marca. Por entender que a dança é fonte de alegria, emoção e beleza, capaz de transformar as pessoas pelo movimento do corpo, a empresa decidiu investir um montante entre R$ 10 milhões e R$ 15 milhões por ano, segundo a Diretora Executiva da empresa, Andrea Mota: “Queremos ser o grande patrocinador privado da dança no Brasil, apoiando companhias, projetos, espetáculos e festivais com recursos próprios e também por meio de leis de incentivo à cultura. Assim, acreditamos que podemos contribuir com o desenvolvimento cultural do país”.

Festival        

O Festival O Boticário na Dança deve trazer pela primeira vez à América Latina quatro renomadas copanhias internacionais: o grupo novaiorquino Shen Wei e os europeus Hofesh Schecter (Reino Unido), Peeping Toom (Bélgica) e Maribor Ballet (Eslovênia). Também estão confirmadas as companhias brasileiras Mímulus (Belo Horizonte), Quasar (Goiânia) e Bruno Beltrão (Rio de Janeiro).

 Alan Melo (Cia Ritmos) e Roberta Machado (Cisne Negro)

Inovação e capacidade de provocar questionamento estão nos requisitos adotados para escolha das companhias que participarão do Festival, segundo a Diretora de Branding e Comunicação de O Boticário, Ana Ferrell. Mas democratizar o acesso à arte e cultura também está entre as prioridades, por isso estão previstos ensaios abertos, workshops gratuitos para bailarinos e espetáculos com ingressos que variam entre R$ 15 e R$ 100. A estimativa é de participação de cerca de 20 mil pessoas ao longo de 15 dias de espetáculos.

Projetos apoiados

Sob a direção artística do bailarino Jomar Mesquita, a Mímulus busca referências na dança de salão de diversos países, criando um conceito próprio de dança contemporânea. O Primeiro Ato, criado em 1982, tem direção de Suely Machado e desenvolve um trabalho baseado em processos colaborativos de pesquisa da dança moderna, já nacionalmente premiados.

Alan Melo

O tradicional Festival de Joinville acontecerá em julho, com cerca de 240 horas de espetáculos em Santa Catarina (Joinville, Blumenau, Pomerode e Jaraguá do Sul); e o Festival Internacional Viva Dança, será realizado em Salvador, Belo Horizonte e Brasília em abril e maio, com 40 apresentações nacionais e internacionais, além de mesas redondas, exposições e mostras especiais.

Inscrições

A partir do segundo trimestre de 2013, as companhias poderão inscrever os projetos aprovados para leis de incentivo à cultura no hotsite www.oboticarionadanca.com.br.

Fotos:
Apresentação da companhia Cisne Negro: Midori De Lucca
Imagens com os bailarinos Alan Melo e Roberta Machado: JR Duran