Sobre este blog

sábado, 31 de março de 2012

Embaixada da Itália faz festa para a moda italiana e a brasileira

O embaixador da Itália Gherardo La Francesca e a embaixatriz Antonella Cavallari La Francesca foram os anfitriões da noite de abertura do Capital Fashion Week com desfile da centenária maison de alta costura Gattinoni. A grife italiana estava representada por seu presidente, Stefano Dominella, e veio também de Roma para prestigiar o evento Umberto Masci, que tem sido o liaison entre grandes empresas italianas e o Brasil.

 

Backstage

 

Fotos: Fotoforum

sexta-feira, 30 de março de 2012

Desfile de Gattinoni: Extremo luxo no trabalho artesanal

A Maison de Alta Costura italiana Gattinoni trouxe sua coleção completa com 40 vestidos e deslumbrou a platéia ao encerrar a noite de abertura do Capital Fashion Week. 





Fotos: Daniel Fama

Stefano Dominella: alta costura não é business

Stefano Dominella, presidente da Maison Gattinoni - uma das três casas de alta costura mais antigas da Itália, as outras são Salvatore Ferragamo e Emilio Pucci - disse ontem em entrevista coletiva que a alta moda não vai acabar, apesar da crise econômica e do fato de que, segundo ele, não mais do que 60 mulheres no mundo consomem haute couture. "A alta moda não é business, é cultura da moda; é estudio de pesquisa para o prêt-a-porter, é o propulsor para as licenças (óculos, perfumaria, acessórios)."

Dominella: que Gattinoni seja amuleto de sorte para Capital Fashion Week

Apesar das dificuldades econômicas pelas quais a Europa vem passando, Dominella acredita que o processo é cíclico e que, portanto, a recuperação virá. Profundo conhecedor do setor, ele é mais do que presidente da grife e sócio do diretor artístico Guillermo Mariotto na divisão de alta costura. Dominella participa da cúpula da Câmara Nacional da Moda Italiana e da direção da entidade que reúne as empresas e indústrias de moda do Lacio, região de Roma, que, com Milão e Florença forma os três núcleos da moda italiana. Veja aqui todas as atividades que desenvolve mas que apesar delas brincou, ainda dorme "oito horas por noite".

Tecidos experimentais: laminado em seda e gazar e jaqueta de palha tecnológica trabalhada artesanalmente

"Uma Casa que nasceu da Alta Moda, não poderia deixar de fazer alta costura" disse, lembrando que esse nicho também "sobrevive das noivas que usam todas as suas economias para ter um vestido assinado por Mariotto". Ele ressaltou a importância dos testes realizados com tecidos experimentais que, a partir das coleções couture, chegam ao prêt-a-porter, onde a grife também atua - ela apresenta sua coleção couture no evento Alta Roma e a linha pronta para vestir em Milão.

Dominella: "98 dias de trabalho para um vestido tão curto"

A realização da alta costura é a "expressão máxima da capacidade manual; na Gattinoni tudo é realizado no atelier, à mão, inclusive as rendas; é o vestido único, criado para a cliente e confeccionado no corpo da cliente, cujo preço jamais se diz - é um segredo entre a Maison e a cliente", sentenciou. "Não se enganem com o prêt-a-porter de luxo que é fabricado e se diz alta costura", alfinetou.

Foto Stefano Dominella: Daniel Fama
Vestidos coleção Primavera-Verão 2012 Alta Costura: cortesia Gattinoni 

Forte e sexy Dolce Vita

A designer de bijoux de luxo Francesca Romana Diana mostrou ontem na abertura do Capital Fashion Week, na Embaixada da Itália, talvez sua melhor coleção dos últimos anos: peças fortes e grandes, minuciosamente trabalhadas, quase vestiam as modelos que foram transformadas em rostos da Roma Clássica. A beleza quase "não maquiagem" e os cabelos criados pela equipe HelioDif realçaram o estilo da coleção Dolce Vita.
  

Maxi colares, anéis e braceletes revelaram em seu design a interação da cultura romana com elementos etruscos, gregos e bizantinos, que realçaram exuberantemente as pedras brasileiras nos tons vermelho rubi, verde esmeralda e azul safira.










Fotos 1, 2, 3 e 10: Dani Braga
Fotos 4, 5, 6, 7, 8 e 9: Daniel Fama

quinta-feira, 29 de março de 2012

Gattinoni desfila vestido Omaggio al Brasile criado exclusivamente para a abertura do Capital Fashion Week

A 12ª edição do Capital Fashion Week tem início hoje como parte da programação do Momento Itália-Brasil com desfile da Maison de Alta Costura Gattinoni, de Roma, e a designer de bijoux Francesca Romana Diana. Gattinoni apresentará a coleção Primavera-Verão 2012 "Cosmo-Renascimento"e encerrará o desfile com o vestido Omaggio al Brasile, que o diretor criativo de alta moda da grife, Guillermo Mariotto, criou em homenagem ao Brasil, especialmente para esta ocasião.


O vestido completamente pintado à mão - tradição forte da Maison - tem a saia coberta por rostos de crianças, que Mariotto considera símbolos do renascimento. Ao criar Homenagem ao Brasil, ele quiz traduzir um "país de mil emoções".

A metáfora: em gestação, o sonhado ressurgimento do Bel Paese e da Alta Costura

No desfile na Itália, a peça marcante da estação (Gattinoni sempre desenvolve uma criação de impacto) é dedicada ao renascimento da economia italiana, em gestação após a crise violenta que abate a Europa. Deve abrir o show em Brasília o vestido elaborado com inúmeras cédulas de Euro em organza, esfumadas em tonalidades de branco, preto, verde e lilás, como a moeda européia. Na cabeça, o elmo desenhado por Leonardo Da Vinci revisitado por Mariotto e executado em PVC pela tradição artesanal de Velia, uma das históricas modistas de Roma.

Francesca Romana Diana

A designer de bijoux sofisticadas Francesca Romana Diana apresentará a Coleção Dolce Vitta, inspirada no filme de Federico Fellini e nos cenários de Roma e Rio de Janeiro, onde vive atualmente. A linha tem uma cartela com três cores: vermelho rubi, verde esmeralda e azul safira. E a combinação do design italiano e de pedras coloridas brasileiras remetem a instantâneos da arte romana.



Amanhã, mostrarão suas novas coleções os estilistas do CFW Anna Paula Osório para Seal Angel & Co.; Ivan Hugo, Sandra Lima, Eliel Salustiano e Fernanda Ferrugem.                                                                         


Line up
29 de março
Quinta-feira
19h30 Abertura com desfiles para convidados
Designer de bijuteria Francesca Romana Diana
Gattinoni
21h Coquetel

30 de março
Sexta-feira - Desfiles de estilistas do CFW
18h Anna Paula Osório para Seal Angel & Co.
19h Ivan Hugo
           Sandra Lima
20h Eliel Sallustiano
21h Fernanda Ferrugem

Maialino no La Tambouille

Novidade nos almoços de domingo no restaurante La Tambuille, no Espaço Gourmet do ParkShopping. O chef Augusto Piras passou uma temporada em Brasília e introduziu o Maialino, leitãozinho servido com batata bolinho e manteiga de Alecrim. 


La Tambouille Brasília
Espaço Gourmet - ParkShopping
61 30475925

Travelweek reúne empresas de turismo de luxo

A Travelweek São Paulo - exposição de destinos de luxo - realiza segunda edição entre 10 a 13 de abril e reunirá 250 expositores de destinos de luxo que representam 450 marcas nacionais e internacionais especializadas em turismo de alto padrão. Idealizado pela empresária Carolina Perez, o evento é exclusivo para convidados, expositores e profissionais do setor e acontece no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera.

Carolina Perez catalizou grandes marcas e transformou o evento em hotspot para o setor

Algumas das marcas confirmadas são Bulgari Hotels, Armani Hotels, Four Seasons Hotels & Resorts, Mandarin Oriental Hotels, Amanresorts, Design Hotels, Relais & Chateaux, Dorchester Collection, Rocco Forte Collection, Orient-Express, Small Luxury Hotels of the World, Maybourne Collection, Hyatt Hotels, Ritz-Carlton, Oberoi Hotels. 

Travelweek São Paulo
10 de abril - coquetel de abertura e leilão beneficente de viagens
11, 12 e 13 de abril - das 9h às 18h30 - exposição e reuniões pré-agendadas com trade
Local: Pavilhão da Bienal - Parque do Ibirapuera, São Paulo

quarta-feira, 28 de março de 2012

Gattinoni: moda e cinema

Fernanda Gattinoni, após abrir atelier próprio em Roma, inicia uma relação próxima com o mundo do cinema e faz história. Madame Fernanda, como era chamada, estréia no épico Guerra e Paz, vestindo Audrey Hepburn, em colaboração com Maria de Matteis e obtêm a indicação ao Oscar de melhor figurino. 
Entre inúmeras participações em filmes italianos e internacionais, Gattinoni desenhou para Ingrid Bergman, Ava Gardner, Kim Novak, Anna Magnani, Lana Turner e Lucia Bosè.

A exposição "Fernanda Gattinoni: moda e estrelas no tempo de Hollywood sobre o Tevere" homenageou cinco estrelas que vestiram Gattinoni: Ingrid Bergman, Lana Turner, Kim Novak, Audrey Hepburn e Anna Magnani. E, posteriormente, Elizabeth Taylor, preferida da dama da alta costura italiana.

Nos vídeos abaixo, degustações do que foi a mostra. No primeiro, a modelo e atriz romena Madalina Ghenea, de 23 anos - que, depois de deixar sua cidade natal aos 14 anos, pisou na passarela pela primeira vez levada pela grife Gattinoni - incorpora a coleção de Madame Gattinoni para o cinema. Seu tipo mediterâneo está seguramente longe do perfil de Audrey Hepburn, mas muito próximo de uma Anna Magnani que, ao lado de Sofia Loren, eram seus mitos desde criança, segundo revelou à Vogue Itália.



Madalina Ghenea interprets designer Fernanda Gattinoni cinema collection from Primitive Studio on Vimeo.

No segundo, mais detalhes dos vestidos expostos, muitos deles absolutamente contemporâneos.



Para saber mais:

www.gattinoni.com

Gattinoni desfila pela primeira vez no Brasil

A Maison italiana de alta costura Gattinoni vem a Brasília como parte da programação Momento Itália-Brasil, com desfile que abrirá a edição 2012 do Capital Fashion Week, no dia 29 de março na Embaixada da Itália. Graziele Frederico enviou texto irretocável sobre a grande Casa de alta costura que reproduzo aqui, ilustrada por peças da coleção couture Primavera-Verão 2012.

Primavera-Verão 2012
A história da Maison Gattinoni é ligada a sua fundadora Fernanda Gattinoni (1907-2002), protagonista indiscutível da moda internacional por mais de 50 anos. Fernanda Gattinoni abre seu primeiro ateliê em 1946, a primeira peça com a etiqueta Gattinoni foi um tailleur de veludo verde para Clara Calamai. 

Fernanda Gattinoni construiu, de um pequeno atelier, uma das grandes grifes de luxo italianas

Depois de alguns anos Madame Fernanda muda-se para via Toscana, atual sede da Maison, a poucos metros da via Veneto. Seu ateliê, adjacente à Embaixada Americana, teve como cliente habitual a primeira embaixatriz dos Estados Unidos na Itália, Claire Booth Luce. Mas também as mulheres mais fascinantes da aristocracia romana e as atrizes de Hollywood freqüentaram o salotto-couture. Sem exceção. Anna Magnani, Lara Turner, Bette Davis, Barbra Stanwick, Ingrid Bergman frequentemente acompanhada do diretor e companheiro Roberto Rossellini, Gina Lollobrigida, Lucia Bose, Ava Gadner, Kim Novak, Elizabeth Taylor e Audrey Hepburn, inesquecível intérprete de Guerra e Pace. Fernanda Gattinoni assinou os figurinos da  célebre película, dirigida em 1956 por King Vidor, lançando o stile impero e obtendo uma nominação ao Oscar. 

Primavera-Verão 2012

Entre suas clientes mais ilustres estão também Golda Méier, Giulietta Masina, Mimise Guttuso, Jackie Kennedy. Margareth da Inglaterra, em 1961, fez um escândalo vestindo roupas Gattinoni no Palácio de Buckingham: a etiqueta da côrte negava que as Altezas Reais usassem vestidos criados por estilistas estrangeiros. Eva Perón escolheu no ateliê da via Marche, em 1947, o vestido preto para ser recebida pelo Papa Pio XII. E foi a própria Fernanda Gattinoni, quem substituiu com longas luvas brancas as mangas do vestido de renda de Maria Josè, Princesa da Bélgica, que se casava com o futuro Rei da Itália, Umberto di Savoia, em 8 de maio de 1930. 

O ateliê de via Toscana cresce e se renova na segunda metade dos anos 80 com as criações do filho de Fernanda Gattinoni, Raniero, que imprime na empresa uma virada, dando uma nova direção à internacionalização da grife. Uma verdadeira e própria operação de restyling aliando a Alta Moda ao Prêt-à-porter, sem trair o luxo e o alto artesanato. Traços que distinguem ainda hoje o produto Gattinoni.

Guillermo Mariotto, diretor criativo da Gattinoni

Raniero traz para seu lado, como coordenador, um companheiro de estudos, Stefano Dominella, hoje Presidente da Maison. Juntos lançaram linhas novas de Prêt-à-porter e acessórios usando métodos de vanguarda e idéias inovadoras, mesmo mantendo a tradição e a pesquisa de estilo, próprias da Gattinoni. Em 1988 entra para a equipe o jovem talento Guillermo Mariotto. Será ele a assumir a direção artística da Maison. Sua estréia oficial nas passarelas em 1994 ocorreu com um inesquecível desfile dedicado a Eva que inspirou a famosa cena da “Sfilata Nuda” no filme Prêt-à-porter de Robert Altamn. 

Fotos: reprodução

segunda-feira, 26 de março de 2012

Embaixada da Itália traz Maison Gattinoni para CFW

A tradicional Maison Gattinoni irá abrir a pocket edition do Capital Fashion Week na próxima quinta-feira, 29 de março, com desfile na Embaixada da Itália em Brasília. O presidente da Casa, Stefanno Dominella, virá ao Brasil especialmente para o evento que começa com forte sotaque italiano: participa também a designer de bijoux originária de Roma e radicada no Rio de Janeiro, Francesca Romana Diana,  que  apresentará sua coleção La Dolce Vita. Suas peças encontram-se nas boutiques próprias em Ipanema, São Paulo, Brasília, Madri, Paris e Bruxelas, além de multimarcas.

Dominella, além de prestigiar o primeiro show de sua grife no Brasil, irá reunir-se com empresários brasileiros na condição de chairman do Comitê Técnico Sistema Moda da União dos Industriais e das Empresas (Unindustria) de Roma; vice-presidente de Unindustria – Sessão Têxtil, Confecção, Moda e Acessórios; delegado à moda da Unindustria de Roma, Frosinone, Rieti e Viterbo, além de membro do Conselho Diretor; Conselheiro da Câmara Nacional da Moda Italiana e membro do Comitê Científico e Organizativo do projeto “Arquivos da Moda do Século XX”, promovido pela Associação Nacional de Arquivos Italiana (ANAI) Superintendência do Patrimônio e Atividades Culturais. O encontro, promovido pelo embaixador Gherardo La Francesca, tem o propósito de apresentar o cenário atual da Alta Moda Italiana e os novos projetos da Maison Gattinoni, como o Blow Car, de revestimentos exclusivos para automóveis.

O estilista brasiliense Sann Marcuccy, que desfilaria sua coleção na noite de abertura desistiu de participar. Segundo informou ao site Finíssimo, sentiu-se desprestigiado em relação ao destaque dado à Maison italiana.

Foto: divulgação

O melhor look do ParkFashion Connection

O ParkShopping convidou 4 blogueiras de Brasília para fotografar os looks mais interessantes do ParkFashion Connection. O Luxo Simples Assim clicou 5 looks que estão na fanpage do shopping. Entre os 20 looks escolhidos pelas blogueiras o que receber mais ‘likes’ será o vencedor e receberá um vale-compras de R$ 500,00 (quinhentos reais). A blogueira também receberá um presente. Você tem uma prévia aqui do que escolhi e pode curtir o seu look preferido até segunda, dia 02 de abril, às 11h, quando o resultado será divulgado. Clique aqui e entre no meu álbum na fanpage do ParkShopping e vote.



Escolher as melhores os melhores looks em um evento de moda é sempre tarefa difícil. É preciso definir critérios. Serão as montagens mais produzidas? Serão os visuais mais harmoniosos? Serão as combinações mais originais? Serão os seguidores das tendências da estação? É o extravagante que conta? 

Preferi optar pela produção cuidadosa, mas quase despretenciosa, de quem optou pelo conforto para passar uma tarde no shopping, aproveitando os eventos de moda e beleza. Tendências? Várias. O frescor do branco branco total, o laranja, a cintura alta com abotoamentos laterais, a legging, o jeans flair, o mix de estampa e renda, a sapatilha ballerina, o bracelete largo, o maxi relógio de ouro rosa, alça da bolsa com corrente de resina, reeditada por Miucha Prada e seguida por grandes e pequenas grifes. 

Denise Dutra
 Marília Guimarães de Paiva Soares
 Isadora Ayres Campos
 Nathalia Abi-Ackel
Lara Damas

sábado, 24 de março de 2012

Tiffany lança o exclusivo metal Rubedo com brunch em Brasília

A Tiffany & Co. apresenta a coleção o metal Rubedo, que lança em homenagem ao seu 175º aniversário,  em um brunch neste sábado, dia 24, na loja no Shopping Iguatemi Brasília. Inscritas com a assinatura do fundador Charles Lewis Tiffany, as joias estarão disponíveis exclusivamente durante o ano de 2012.


Rubedo em latim significa avermelhado, tom que é conferido pelo cobre na liga com ouro e prata. A liga forte, mas também leve e confortável no uso e seu polimento resulta em um brilho acetinado. As peças de estréia Rubedo™são inspiradas no design da elegante coleção Tiffany 1837™e levam a assinatura do joalheiro. 


Os braceletes tem duas larguras, sendo o alongado da foto do alto uma das peças mais marcantes, ambos têm a assinatura C. L. Tiffany em uma das bordas. O colar de arcos entrelaçados carrega o design com muita graça e levaza - literalmente - contrastando a prata com o rosado do Rubedo™. A marca Tiffany está gravada em cada aro. O mesmo efeito está no pendente. Os preços das peças variam entre R$ 830,00 a R$ 24.190,00.

Imagens: cortesia Tiffany

sexta-feira, 23 de março de 2012

Invasão de Instagramers no #parkfashion conection

iPhones a postos, aficionados do Instagram procuraram o melhor ângulo; o momento especial; selecionaram o filtro mais apropriado e postaram suas impressões da abertura da semana de moda ParkFashion Connection. Nesta segunda-feira, dia 26 de março, será inaugurada a mostra fotográfica intitulada Invasão de Instagramers - A Exposição. 

 Andreia Gervásio
 Anderson Riedel
 Tatiana Lucena
Tais Matos
Montada no Espaço Gourmet do shopping, a mostra reúne as 20 melhores imagens feitas por dez instagramers ao registrarem a abertura a semana de moda Outono-Inverno 2012 do ParkShopping, que  aconteceu no mesmo lugar no último dia 19. 

Felipe Menezes
Fernanda de Almeida
Maria de Fatima Meira
Elaine Bruno
Mayra Santos
Thales Feitoza
O tema era livre e os dez instagramers que participaram da ação podiam usar filtros, aplicativos e recursos como o Photoshop Express para manifestar sua criatividade. A exposição exibe duas das melhores imagens de cada um deles, tem acesso gratuito e fica aberta durante as duas próximas semanas.

Invasão de Instagramers - A Exposição
Espaço Gourmet - Entrada D - 2º piso
Horários: 2ª à sábado, das 10h às 22 h
              Domingos e feriados, das 10h às 20h
              Entrada franca